top of page
0P6A7765_edited.jpg

Drink Hard & Speak Easy

O Drink Me Speakeasy Bar é o primeiro e único bar inspirado no conceito speakeasy na cidade de Sorocaba. Aqui a paixão pela alta mixologia está presente em cada drink servido, preparado com primazia pela nossa equipe de bartenders.

Parte da Drink Me Co., trazemos em nossa essência a busca pela execução perfeita associada a um atendimento de excelência.

A ideia de abrir um bar inspirado no conceito speakeasy no interior de São Paulo veio por acaso. Num contexto pandêmico, nos vimos interessados pela mixologia como um hobby para passarmos pelo período de isolamento social, mas a coisa foi ficando séria - o que era hobby, virou estudo e o estudo se tornou uma ação! Passados alguns meses após o primeiro lampejo, no final de 202o nasceu a ideia de oferecer um serviço de alta mixologia para eventos - como casamentos e aniversários: surgia assim a Drink Me Drink Boutique. 

Tivemos um retorno bastante positivo ao nosso redor e os comentários a la "queria tomar esse drink todo dia" foram se tornando frequentes, até que bum, veio o segundo lampejo: abrir um bar físico que levasse aos clientes de eventos - e clientes em geral - os drinks antes restritos a  eventos fechados. Pensando nisso, mergulhamos no mundo speakeasy por entender que faria sentido para o que queríamos transmitir ao nosso público, criando um ambiente intimista, acolhedor e que permitisse a troca de boas conversas em um balcão que fosse despretensiosamente interessante. 

O mundo speakeasy

Um speakeasy, também chamado de blind pig ou blind tiger, eram estabelecimentos ilícitos que vendiam bebidas alcoólicas. Com o passar dos anos, o conceito se reinventou e hoje abarca bares em estilo retrô que replicam aspectos de speakeasies históricos.

O conceito speakeasy, algo como "fale baixo", surgiu na década de 1920 nos Estados Unidos, em um período marcado pela chamada Lei Seca. Essa lei, que vigorou por 13 anos, proibia o consumo e venda de todo e qualquer tipo de bebida alcoólica no país, o que levou as pessoas a criarem bares secretos - que eram considerados ilegais. 

Durante esse período, a oferta de bebidas alcoólicas era extremamente limitada, uma vez que o pouco que chegava no país vinha através de contrabando. Os bares speakeasy funcionavam escondidos em porões, nos fundos de outros estabelecimentos, ou disfarçados de outras atividades.

Por conta da escassa oferta de bebidas, os bartenders tinham que recorrer à criatividade para servir novos drinks com os insumos disponíveis. Muitos drinks criados e famosos nesse contexto hoje figuram como importantes clássicos da coquetelaria, como o Tom Collins, o Sidecar, o Bee's Knees, o Old Fashioned e o The Last Word (todos estão disponíveis em nossa carta!). 

Os bares speakeasy desapareceram em grande parte após o fim da Lei Seca em 1933, restando apenas poucos bares originais da época que mantiveram as operações por terem se tornado icônicos na cena etílica dos EUA.

Já nos anos 2000, a abertura do bar Milk & Honey em NY iniciou uma nova era para o conceito speakesy, transformando-o em uma tendência global que tem ganhado cada vez mais força nos dias atuais, com clientes ávidos por experiências diferenciadas e focadas em alta mixologia.

bottom of page